jusbrasil.com.br
19 de Agosto de 2019

Dogmas e rituais de alta magia do governo brasileiro

Como o salário mínimo não vai melhorar em nada a crise.

Bruno Borsatto, Estudante de Direito
Publicado por Bruno Borsatto
há 4 anos

Há no Congo africano uma tribo que tem um ritual de colheita que consiste em esfregar o dente de um felino, como um tigre, ou leão, em uma bananeira. A lógica deles é que como o dente é curvo, e a banana também o é, esfregar o dente na bananeira fará as bananas surgirem mais rápido. Sem juízo de valores, é um pensamento racional para eles; Ainda que, pela ciência, não há causalidade alguma entre as duas coisas. O nome deste fenômeno, de acreditar em algo sem embasamento algum na realidade, é pensamento mágico.

O pensamento mágico é comum em crianças, mas não desaparece na vida adulta. Muitas pessoas possuem "rituais" como vestir uma camisa da sorte, ou trancar a casa, dar batidas nas peredes, evitar rachaduras, formar pares de itens, ou mesmo carregar amuletos consigo. O problema é quando isso se transforma em política do estado. O salário mínimo de 2016, por exemplo, foi aumantado em 92 reais, portante, valerá pouco mais de R$880.00 a partir de 1º de janeiro.

Alguns "jornalistas" refletem o pensamento mágico nos seus artigos, como o Sakamoto, mas não estamos falando de sátiras. O pensamneto mágico aqui em questão é o da presidente da república. Ela acredita que, com a sua caneta, poderá aumantar o salário e, magicamente, fazer com que as fábricas, lojas, e mercados brotem do chão e forneçam aos consumidores tudo o que eles querem instantâneamente. Uma façanha digna do Gênio do filme "Aladin".

É vergonhoso que em 2015 se tenha de explicar o óbvio. O dinheiro não é riqueza. Em uma ilha deserta, não podemos ir ao mercado e comprar sabão em pó e pasta de amendoim. Mesmo que tenhamos ouro, diamantes e euros em uma mala de viagem. O dinheiro só vale pelo que você pode fazer com ele. Pelo mesmo motivo, a Coréia do Norte é anti-americana e aceita dólares de ajuda humanitária. O aumento do salário, portanto, será sem valor, afinal, os 92 reais a mais não aumantam a quantidade de bens e serviços a disposição do comprador.

Ainda que alguns muitos aleguem que o artigo 7º garanta no inciso IV - "salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;" e isto justifique o aumento, seguir um texto irracional que prega decisões irracionais é, também, desonesto e de certa forma, pensamento mágico. Afinal, se assume uma postura de seguir a constituição para ajudar o trabalhador e fazer algo que não tem efeito algum, fora criar uma inflação, que o prejudica ainda mais. Duplipensar.

O aumento de salários na "canetada" ao mesmo tempo que o governo limita ao máximo a concorrência, abertura de empresas, impossibilita a produção de todas as formas possíveis, só vai ter como efeito a falta de produtos, o mercado negro, o crime, a pobreza e a morte, como consequência última deste Moloch devorador, que tudo quer e tudo queima no seu fogo faminto. O governo irracional e a vontade de destruir tudo do governo são a crise deste país, não o pessimismo.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)